quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Há que haver bom senso...

...diz a malta muitas vezes.
Verdade. A questão é que se houvesse o mundo não seria como é.
Em conversa com colegas a propósito do Covid19, percebi que o bom senso escasseia quase tanto como uma vacina. Há quem ache normal vir trabalhar, seja lá em que estado estiver, a fim de não perder um subsídio de assiduidade.
E pronto, está explicado como se propagam viroses, maleitas e acima de tudo muita estupidez.
Vivemos num país onde ainda fica bem ir trabalhar mesmo doente. Dá assim uns ares de gente muito dedicada, muito empenhada e profissional. A mim este pensamento parece-me tão ou mais perigoso do que outra doença qualquer, mas se calhar é a mim, que devo ser uma calona de primeira água, que me faltam estudos ou maturidade para perceber as pessoas que pensam e fazem isso.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Está tudo doido, só pode

É que lá sol está, mas calor para andar de bikini na praia é outra conversa.
Não percebo bem o termómetro interno da malta, ou se calhar é o meu (?), que lhes permite estar com 20ºC ao sol estendidos na praia. Juro que não entendo.
Apanhar sol na fuça numa esplanada à beira mar, fazer um bocadinho de fotossítese, tudo bem. Começar a trabalhar para o bronze assim, à bruta e em força parece-me um bocado...como direi - forçado?
E as filas, senhores? As filas! Era ver tudo a rumar à margem sul, qual Domingo de Agosto.
Não sei se são realmente as alterações climáticas (neste caso ao nível mental), se é a necessidade de alimentar as redes sociais e o assunto lá vai faltando, afinal já se foi o Natal, a grande maioria, já foi à neve, já publicaram tudo o que era foto das crias mascaradas, os pratos de restaurantes já estão muito batidos e já não rendem o que rendiam, as colecções Out/Inv também já estão nas rebajas de las rebajas, olha, venha de lá essa praia para animar os likes.

Malta, a menos que estejam no hemisfério sul, e olhem que até mesmo o Algarve continua a norte da linha do equador, sol não é significado de bikini e calor das arábias, ok?
Bom, mas isso sou eu a falar. Cada um sabe de si e do frio que rapa. Aliás, diz que o frio enrija as peles por isso não se perde tudo.

#veraoemfevereiro #sqn #naopodemverumanesgadesol #instagramlife #facebook

Sôdona Fernanda

A sôdona Fernanda é daquelas sôdonas na casa dos 60 e tal anos que não trabalham e que se referem às suas crias como "a minha Magui ou o meu Chiquinho".
Como uma boa sôdona que é, tem tempo de sobra para se preocupar muito com as notícias do prédio, para reclamar com tudo, seja o pêlo do cão do vizinho de cima que lhe caiu na varanda, ou o barulho que outro vozinho fazia e que às 23h não deixava a sua Magui - coitadinha, uma latagona gorda e anafada, de quase 30 anos alapada em casa da mãe - descansar o suficiente para enfrentar com bravura o trabalho no dia seguinte.
Naturalmente que também há um macho - que neste caso está longe de ser alfa, é assim mais para o epsilon do que outra coisa - que lá anda, cabisbaixo, sempre pronto a fazer o que lhe mandam. É daqueles maridos que, mesmo havendo garagem, deixa a sôdona à porta do prédio e vai ele estacionar porque ela, já se sabe, sempre muito atarefada, não tem tempo a perder, que a sopa e o jantar não se fazem sozinhos e o que seria se desse a fome à sua Magui e não houvesse o que trincar? À pois é, que isto são só preocupações na vida da sôdona Fernanda. É uma agitação, um corre-corre, uma lufa-lufa de trabalho e afazeres que a coitada não tem descanso nem para onde se virar e, vejam lá bem, tem que aspirar a casa ao Domingo às 8h da manhã pois nem ao fim-de-semana pode haver descanso. Isso é que era bom! Olha agora dormir um bocado num domingo de manhã, aspirar mais tarde? Não queriam mais nada. Daqui a nada ainda perguntam se, uma vez que não trabalha fora de casa, não podia aspirar a casa durante a semana, querem lá ver?
Acredito que haja uma sôdona Fernanda em todos os prédios. Não me parece que esta seja espécime único. O que eu tenho pena e que no meu prédio a sôdona esteja mesmo por cima de mim.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Os meus filhos, o carnaval e eu


Desde que fui mãe que me revelei uma pródiga em traumatizar as minhas criancinhas pela altura do Carnaval e Halloween. 
Não acho muita graça a nenhuma das datas e menos ainda a pequenos mamíferos mascarados, mas diz que na escola todos, mas mesmo TODOS se mascaram e pior, fazem-no a real perceito pelo que, não tenho alternativa a não ser alinhar na coisa.

Durante anos a máscara do mais velho era basicamente o que sobrava na loja do chinês em vésperas de festa, chegando mesmo a repetir uma máscara vários anos (já falei dos meus dotes para estes festejos aqui , aqui e aqui). 
Agora com a chegada da gorda, com 10 anos de maternidade, carnavais e halloween's no lombo, já devia ter aprendido alguma coisa que se visse e a verdade é que aprendi, mas que esta vai ser tão ou mais traumatizada que o irmão.
Hoje era dia de festra de carnaval no colégio.
Máscara de fada? - CHECK
Resultado final? Pois não sei... Saí cedo de casa e foi o pai que ficou encarregue de tratar do assunto.
Já vos disse que no outro dia ele a mandou para a escola só de collants e túnica e que, quando questionado sobre a escolha reduzida da indumentária, pergunta - muito orgulhoso - se aquilo não era o que, nós mulheres, chamamos de leggings? Exacto, estamos neste ponto.
No grupo de whatsapp da escola estou farta de receber fotos dos mamíferos mascarados, mas da minha ainda nada. Não sei se será por pena, medo ou para pouparem o pai por mais um par de horas até eu ver o resultado com estes olhinhos que a terra há-de comer.
Veremos.

#écarnavalninguemlevaamal #maesofre

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Férias, dieta, descanso e 6-pack

Já fui de férias e já voltei. Tal como em todas as outras vezes, já estava pronta para ir novamente, mesmo não tendo passado sequer uma semana do regresso. Nada de novo, portanto.
Continuo gorda, o que faz com que também neste capítulo não haja grande novidade.
Era mais 2 semanas a esquiar que vinha fit, com o rabo no sítio, com um 6-pack definido e umas pernas torneadas, mas depois há o aprés-ski...
Pronto, vinha só mais feliz, com mais km's de pistas no lombo e provavelmente mais gorda ainda. 
Quem diz que não se come bem em espanha não vai, de certeza, aos mesmos restaurantes que eu.
A grande questão que se impõe é: qual é o período de carência que deve haver entre umas férias e o ínico do planeamento das seguintes?

#eraferiasoanotodo #neve #ski

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Mau, mas querem lá ver?

Pessoas, estamos no Inverno, tá? IN-VER-NO! Párem lá com isso de andar para aí a desejar um calor das arábias e que a temperatura mínima não passe dos 20º C. Sosseguem que ainda não é altura para andarem descascadonas na rua nem de andar a desfilar na praia de bikini. Cada coisa a seu tempo, tipo slow food, estão a ver? É comer fruta da época e agora é época do frio. Estamos entendidos?
Vá, agora vão lá às vossas vidas e peçam que o frio volte em força, de preferência acompanhado de muita neve, pelo menos lá para as bandas para onde eu vou. Párem lá de fazer simpatias que me estraguem as férias.
Muito agradecida.

#neve #skitrip #aindanaoetempodepraia