quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

À vontade não é à vontadinha

Aprecio pessoas asseadas. Quem não gosta de passar por alguém com ar fresco, cuidado e aroma perfumado?

No escritório então é inquestionável e incontornável a importância que o aspeto e a higiene pessoal têm, mas onde é que está a linha que separa o auto-cuidado o e excesso de confiança?

É que entrar na casa de banho e ter alguém a pentear-se, vá, aceito. Ter alguém a retocar a maquilhagem, enfim, também passa. Entrar na casa de banho e ter colegas a lavar os dentes é demais para mim. Juro que não aguento aquele esfrega, escarafuncha, torna a esfregar, bochecha... para culminar numa cuspidela. Se isto já seria mau estando cada um no seu lavatório, é ainda pior quando resolvem apostar imenso no design, tudo em abono da alegria no trabalho, e pespegam na casa de banho um daqueles lavatórios corridos, muito modernos, claro, mas onde a água e os fluídos da pessoa do lado vão por ali fora juntar-se aos meus. É demais, caríssimos. 

Agradecemos todos o vosso bom hálito e o facto de não termos de vos avisar, gentil e discretamente, que vos sobrou um pedaço de espinafres para o lanche e que o mesmo está colado ao vosso dente da frente, mas isto de lavarem os dentes ao meu lado parece-me sempre uma intimidade excessiva, intimidade essa que não quis nem quero ter.

Resolvam lá a coisa com uma pastilha elástica de mentol e caprichem na lavagem dos dentes à noite que, acreditem, não vão morrer por causa disso.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Palmas para a Anita

As mudanças vêm quando estamos prepardos para elas.

A minha chegou! 


Quanto mais conheço os filhos dos outros, mais gosto dos meus

A partir de quando é que se passou a achar que educação não é algo que deva ser dado às crianças?

Convém referir que por educação refiro-me a princípios, a regras, a valores morais e sociais, e não à escolarização. Essa os pais acham que têm de dar a melhor, a maior, a mais eficiente e ter Ensteins aos 7 anos de idade, nem que para isso fiquem sentadinhos ao seu lado a fazer os trabalhos com eles, a estudar com eles, a fazer todo e qualquer projecto por eles porque, lá está, têm de ser sempre óptimos e nunca, jamais em tempo algum, ficarem atrás do colega do lado. Ou de trás, Ou da frente.

Os pais, passaram não só a ser professores, mas a acumular essa função com aqueles que realmente o são durante o horário letivo. Que se lixe isso da autonomia e da capacidade de resolverem problemas. Esses pontos irão trabalhar noutra altura mais apropriadas como por exemplo em casa, na rua, no parque, no restaurante, na casa dos outros, na escola, onde deixam a criança dizer e fazer o que quiser e a quem quiser, pois acredititam que isso sim é desenvoltura, espontaneidade e são, o mais possível, pela parentalidade positiva. 

Confunde-se regras com autoritarismo, confundem-se valores e limites com repressão de sentimentos, respeito pelos mais velhos com direito a ser ouvidos, e por aí vão, a criar miúdos mal educados, respondões, sem noções básicas de sociedade, caprichosos, pedinchões, incapazes de lidar com um "não,  egoísta e egocêntricos, quais pequenos tiranos, que infelizmente não são só eles que têm de aturar ( e ai de quem repreender a criancinha. O que seria?). Fazem dos pais gato-sapato, e esperam que lhes seja permitido fazer isso com todos.

Tenho pouca paciência para lidar com essas mini pessoinhas, mas depois olho em volta e percebo que a fruta nunca cai muito longe da árvore. 
Lá vou explicando a quem me diz respeito que aqueles comportamentos não são bonitos, normais e muito menos aceitáveis, pelo menos na nossa casa, e confesso que fico orgulhosa por não ter daquilo dentro de portas.

Ano Novo

Janeiro foi um mês feio, pesado, pautado por doenças, morte e tristeza.

Mais uma vez decidi que o ano só vai começar em Fevereiro e por isso só a partir daí é que conta. 

Quero acreditar que a partir daqui só pode melhorar.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Anita foi ao saldos em Janeiro

E o que comprei eu, perguntam vocês?

Frigideiras. Sim, fri-gi-dei-ras.

Fiquem sabendo que as de aço inoxidável encontram-se com 40% de desconto no El Corte Inglês. De nada.