quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Chegou a época do ano em que...

Os Grinch desta vida saltam debaixo das pedras.
Há de vários tipos, mas o tipo que me causa mais estranheza é o Grinch do contra. O Grinch do contra não é só um Grinch que critica todos aqueles que adoram o Natal e vibram com a época. É um Grinch que, curiosa e contraditoriamente, não prescinde do Natal. Podiam apenas fechar-se nas suas casa para não terem que levar com as músicas, com as grinaldas, com as velas e decorações várias, com as árvores de natal, com as renas, com as mesas preparadas para a consoada, rescusando-se a participar em qualquer festejo, mas não! Resolvem festejar, mas com uma "não festa". Querem uma consoada, mas sem nada que possa ser alusivo ao Natal. Querem um jantar cheio de gente, mas como se fosse um outro jantar qualquer onde o menu é bacalhau. Tudo o que for de Natal é feio, piroso e chega mesmo a dar raivas, ânsias e vontade de partir tudo.
Bom, mas se calhar não gostam é da versão Natal Coca-Cola. Preferem antes celebrá-lo de forma simples, recatada e em família. Não! Só se pode aparecer para jantar. Tudo fora de casa durante 2 dias, que isto de preparar um jantar é uma garnde canseira, uma trabalheira dos infernos, e gente lá à volta, já se sabe, só atrapalha.
Vá, se calhar são mais de comemorações religiosas. Um jantar simples e a seguir tudo a andar para a igreja, tudo para a missa do Galo, louvar o menino. Também não!
Então o querem esses Grinch afinal?
O que eles querem não sei. Sei apenas que o meu Natal é outro. O meu Natal cheira a fritos e a canela. Tem brilhos e luzes a piscar, músicas de natal em loop e a cozinha cheia, todos com a mão na massa. Tem mesas planeadas e preparadas durante muitas semanas, tem almofadas de Natal no sofá e mantas de Natal nas camas. O meu Natal tem bolachas de gengibre, bolos de canela e muitos fritos com queijo da serra. O meu natal tem 3 árvores decoradas e quase sempre acesas. O meu Natal tem história, tem memórias, tem saudade, tem magia e tem muito amor. O meu Natal é assim há quase 43 anos. Nunca conheci outro e não quero vivê-lo de outra maneira que não esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário