domingo, 31 de outubro de 2010

Anita e o Halloween


Antes de mais, e para não ser mal interpretada, apelidada de desmancha-prazeres, fura festas ou algo do género, desejo a todos um Feliz Halloween!
Confesso que não entendo muito bem esta moda recente e que vem crescendo exponencialmente de ano para ano de festejar o Halloween...desculpem a minha ignorância, mas juro que não chego lá!
Assim que me lembre, a única vez que festejei o Halloween foi lá para 1991/92, com um casal americano que estava na minha casa. Para eles, AMERICANOS, fazia todo o sentido assinalar a data e diz que o fizeram muito bem! Com marshmallows e umas "espetadas" de pipocas caramelizadas (bem bom!!!).
Tirando isso, uma vez que sou portuguesa e essa festa não faz (ou melhor, não fazia) parte do meu calendário, o Halloween tem-me passado sempre ao lado. Estranho, ? Parvoíce a minha...
No entanto, o que mais me intriga é o facto de andarmos feitos doidos a importar festas e costumes alheios (mais fashion certamente) feitos doidos e na minha opinião, sem grande propósito.
Primeiro foi o Carnaval directamente importado do Brasil. Aí (quase) dissemos adeus aos Cabeçudos de Torres Vedras (digo quase porque ainda se vão vendo lá alguns, de todos os tipos...) e mandámos vir umas meninas abrasileiradas, em trajes mais do que reduzidos, próprios para o nosso clima em Fevereiro (ah, se calhar é por isso que o Carnaval é cada vez mais tarde...para estar mais quentinho) que sambam (LOL) que é uma categoria! Até já temos escolas de samba!!!
Bom, festa é festa e acredito que há mesmo quem agradeça poder "lavar a vista" com as deusas carnavalescas nacionais (não esquecendo o Cláudio Ramos e a Cinha Jardim que por vezes vão no carro alegórico na categoria de Rainhas do Carnaval da Mealhada), ali a dançar, desculpem, sambar à chuva.
Agora o Halloween. Vai daí, anda tudo doido a comprar abóboras, a mascarar-se e chegam mesmo a ir de porta em porta para o tão famoso Trick or Treat, na versão aportuguesada Doce ou Travessura. Os bares enchem-se de teias de aranha (alguns aproveitam as que já lá estão penduradas) e toca de fazer festas em que vai tudo mascarado de vampiro, esqueleto, bruxa, zombie, ou qualquer outra coisa igualmente "assombrada".
Vendo bem até ficámos a ganhar. Agora em vez de um temos dois carnavais e curiosamente, um da América do Norte e outro da América do Sul!
Já agora, fica aqui a dica para adoptarmos outro (não há 2 sem 3), desta feita europeu - o Carnaval de Veneza.
Se o fizermos nesta data, podemos aproveitar as inundações da cidade e já só nos falta arranjar as gôndolas. Aposto como conseguimos transformar um barquito da Trafaria numa! É que lá no fundo nós somo habilidosos!
O que vos parece? 10 dias de festa rija! Pensem lá nisso.
E como nós somos um povo multicultural, devíamos arranjar também uma festa africana e uma asiática, só para não sermos acusados de discriminação e outras coisas afins.
Podemos começar a fazer a festa da Nossa Sra. da Muxima e comemorar também o Ano Novo Chinês.
Se por acaso quiserem, podem sempre sugerir mais algumas, como já disse, somos um povo aberto e dado à festarola.
Outra sugestão seria mesmo voltarmos a algumas festas, festarolas e tradições de Portugal. Que tal? Claro que não são tão chiques, fashion, mas até que não era mal pensado. Vá, os Santos Populares (onde por acaso passa cada vez mais música brasileira...) não contam. Toca a arranjar outras!
Quem sabe se não começamos a fazer a festa dos ranchos. Arranjamos uma data, uns ferrinhos, um acordeão, umas tairocas para a dança e pronto, está o rancho armado.
Se preferirem andar de porta em porta, em vez de Doce ou Travessura podem sempre Cantar as Janeiras.
Enfim, não quero com isto parecer uma anti-tradições alheias, muito menos americanas, mas como o tempo não está para festas (está frio e molhado), a humidade (sim, nunca seriam os kg a mais) encolheu o meu fato de bruxa (só com a vassoura não fazia grande sucesso) e os meus dentes são de coelhinha, dificilmente transformados em dentes de vampira, vou festejar o Halloween no meu sofá com um chá, uma mantinha e aproveitar que o meu Pumpkin (vêem como eu até estou no espírito?) já está a dormir, para ver um filme também alusivo à data - Harry Potter e Ordem de Fénix.
P.S- Se não conseguiram ver nenhuma semelhança entre o Halloween e o Harry Potter é porque não estão atentos, tsss, tsss...O que bebem eles aos litros em Hogwarts? Isso mesmo, sumo de ABÓBORA! Como é que não viram logo...

3 comentários:

  1. Eu acho que as rainhas do carnaval da mealhada deveriam passar a usar o carro alergológico, até porque eles dão-nos aqueles ataques de labregonite aguda e não há (tu sabes...) atarax o suficiente para lidar com a coisa. EhEhEh

    Vou constatar o óbvio, mas tu não tens noção do sucesso que fazias só com a vassoura. Depende claro do que se faz com ela, mas aproveitar a vassoura e ires de croquete era uma ideia esperta, não? AhAhAh

    Beijokas!

    PS: Relativamente ao Halloween, li recentemente que há uma americana com o nome de "Boo! Elliot", sim com o ponto de exclamação e tudo. Os pais da menina acharam por bem honrar o halloween baptizando-a assim.

    ResponderEliminar
  2. Ahh, só nós dois é que sabemos os efeitos nefastos do atarax!!! "Ainda aí estás?...piii piii, pii..." LOOOL, mas sem dúvida que no que a labregonites diz respeito, não chega!!!
    Quanto à vassoura e ao croquete...só te digo uma coisa - watch your broom Mr. Potter! ;D

    PS: Antes com um ! do que com um ?...Só mesmo nos EUA :S

    ResponderEliminar