sábado, 25 de outubro de 2014

Isto no meu tempo não era assim

No meu tempo não havia canais de desenhos animados disponíveis 24h/dia. Bom, com a idade do meu filho falar em canais era referirmo-nos à RTP 1 e à RTP 2. A SIC e a TVI foram um upgrade de luxo à rotina televisiva. Quem diria!
Desenhos animados durante a semana eram os que passavam durante a votação do Agora Escolha e a Rua Sésamo ao final da tarde (caramba, agora que penso na mistura explosiva que é juntar a Vera Roquette e o Poupas percebo alguns dos meus traumas). Restart tv era um conceito tão esotérico e distante como cidades flutuantes e carros voadores, e o que eu tinha agradecido à alma caridosa que tivesse engendrado essa invenção nas tardes em que a minha avó se juntava com as amigas para verem um capítulo da novela venezuelana e eu não podia ver a Ana dos cabelos ruivos. Tinha sido gratidão para o resto da vida!
Os Sábados de manhã eram o dia mais esperado da semana. Era o dia em que tínhamos uma manhã INTEIRINHA de emissão infantil. Eram desenhos com fartura pá e uma pessoa acordava horas antes da emissão começar só para não perder pitada. Nem sei bem o que fazíamos no período de tempo em que no ecrã só estava a mira televisiva. Julgo que ficávamos assim entre o modo catatónico e o hipnotizados a olhar para a porra do relógio que aparecia no canto, a contar os segundos (sempre entretinha mais do que contar os minutos) até às 8h.
A partir daí era uma manhã bem passada no sofá a ver tudo o que tínhamos direito.
Aos 33 anos, quase 34, ainda não perdi o vicio de ao Sábado de manhã me enroscar no sofá a ver desenhos e até há bem pouco tempo a coisa corria bem. Não sei se fui eu que numa dessas manhãs adormeci e dormi demais acordando com ele já demasiado crescido se é culpa da abundância e variedade televisiva disponível, mas o que é certo é que hoje, Sábado de manhã, dia em que devíamos estar a ver desenhos animados, a única enroscada no sofá sou eu enquanto ele joga PES e me vai ensinando as diferenças entre as posições dos jogadores e as tácticas de jogo.
Entre a lavagem cerebral do médio ofensivo, avançado, ponta de lança, defesa central, defesa esquerdo e direito, dos 4x4x2, das faltas, dos carrinhos, dos golos e de tudo o que é equipa europeia, estou a pontos de dizer: volta Poupas, estás perdoado!

5 comentários:

  1. No meio disto tudo acho imperdoável como te esqueceste do Vasco Granja e os desenhos animados que passavam no canal 2...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, desculpa desapontar-te, mas I'm not that old!
      Isso devia ser do tempo em que eu pedia à minha irmã mais velha para me ler o título do episódio do Bugs Bunny sob pena de eu não perceber nada caso não o soubesse. ahahah

      Eliminar
  2. You´re not that young either.... mas podia ser que te lembrasses, afinal não te quero mentir mas até o início dos anos 90 ele esteve a animar as nossas tardes.

    ResponderEliminar
  3. Também confesso não me lembrar (bem) do Vasco Granja.. bom, mas eu sou ainda mais nova ;).
    Contudo, sabes o que fazias durante a mira técnica? De certeza que estarias a brincar, mas à séria. Com bonecas ou carros, ou jogos, ou a pintar aqueles mega livros, era isso qeu estarias porventura a fazer (ou a brincar na rua..). Porque nós tivémos uma infância bem relaxada nesse sentido e não tínhamos tanto brinquedo electrónico, para não afirmar que não tínhamos nenhum sequer, de forma a queimar pestanas..

    ResponderEliminar
  4. Nem mais. Quando não estava em modo catatonico a olhar para a mira efectivamente brincávamos e se nós sabíamos brincar...

    ResponderEliminar