segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Anita the Dancing Queen

Apesar de esta revelação já ter causado várias vezes caras de espanto e comentários do estilo "que horror!", vou fazê-la novamente - sim, eu gosto de ABBA!
Não posso negar que o aspecto do quarteto deixava um pouco a desejar, mas afinal, quem naqueles tempos não tinha um ar duvidoso? Vá, eram um bocado bimbos, mas se formos por aí...danou-se grande parte da música da época!
Se há memória que eu tenho é dos fins-de-semana em que bem alto no gira-discos (sim, sou do tempo em as aparelhagens eram tudo menos pequenas e no topo tinham um prato e uma agulha) passavam os ABBA (pois, ao que parece o gosto pelos cantores suecos é de família).
Está certo, gostos não se discutem; o que seria do amarelo se todos gostassem do rosa, blá, blá, blá...mas alguém me pode explicar o porquê dessa aversão, eu diria que quase massificada, à grupeta?
Assim de repente não me ocorre nenhuma razão para o facto de alguém gostar (e saber as letras) das músicas deles ser um motivo tão grande de espanto e até mesmo considerado como fraco gosto musical!
Hummm, não será algo do tipo embirrância colectiva?
É que ouvindo bem as músicas deles, não são assim tão diferentes das de muitas outras bandas até mesmo do panorama musical actual. Vou mesmo atrever-me a dizer que há muita banda de sucesso bem mais azeiteira do que eles!
Pois digam o que disserem, eu gosto! E não, não me considero "bimba" por isso!
Bom, porque me lembrei eu dos ABBA? Nem mais, estava a dar na TV (só para desenjoar do Música no Coração) o Mamma Mia. Não pude deixar de ver um bocado (sim, sim, também gosto do filme, o que querem que faça?) e dei conta que sabia as letras quase todas, apesar de já não ouvir há anos!
Eu poderia dar aqui alguns exemplos de músicas que talvez mostrassem que ABBA não é assim tão mau, ou pelo menos não são piores do que muitos outros, mas não vale a pena. É uma questão de pseudo-status...por norma quem diz não gostar jamais mudaria de opinião, nem que sozinhos, sem ninguém ver ou ouvir, oiçam uma musiquita e até, quem sabe, façam uma ou outra dança em frente ao espelho.
Posto isto, resta-me agradecer à minha maezinha por me ter, em tenra idade, proporcionado momentos musicais de grande qualidade!
Sem ela, certamente hoje não saberia o que eram os ABBA, a Nana Mouskouri, Ana Faria e os Queijinhos Frescos (ahhh, que belos duetos com a mana que até já nos valeram um "vocês estão a inventar!"), Duo Ouro Negro e tantos outros que a maioria não conhece e nem gosta!
Eu cá vou continuar a ouvi-los com o mesmo entusiasmo e a cantá-los com a mesma voz...rouca e pouca afinada, mas é o que há!
E só assim, para compor o ramalhete, aqui fica uma musiquinha...bimba, dizem vocês? TOP, digo eu! :)))
http://www.youtube.com/watch?v=XZE-j6ZWpZo&feature=related
"You can dance, you can jive, having the time of your live..." So me!!!

2 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo.. e estou mesmo em crer que este "ódio" de estimação pelos Abba, só comparável ao ódio que algumas pessoas sentem pelos Coldplay e pelos Delfins (estes últimos vítimas de ex-GRANDES fans...) é tudo uma valente inveja. Senão vejamos.. tudo quando era "piroso" é considerado pelos artistas actuais como fonte de inspiração. E sabias que eles irão regressar aos palcos? Bom, quanto a esta última ideia já não sei se será uma notícia realmente boa, afinal eles já não vão para novos. Mas enfim, veremos o que nos trazem. Por falar em revivals.. os Duran Duran, também eles vítimas do escárnio e maldicência de muito boa gente, lançaram há poucos dias um novo single, que, segundo os experts, mesmo os mais cépticos, é espectacularmente bom! You are the Dancing Queen, young and sweet, only seventeen!!!

    ResponderEliminar
  2. Tudo uma cambada de más-linguas! A questão é que há alguns tipos de música que não são...como direi...fashion (?) de se ouvir?
    Também sou mega fã de Coldplay, mas confesso que Delfins não é a minha praia.
    Quanto ao regresso, estive a ler umas coisas e acho que não vai acontecer...Ofereceram-lhes uma pipa de massa, mas exactamente para não desapontar fãs...é que a idade j´
    a pesa LOOOL.
    Já eu...fico-me só pela Dancing queen uma vez que aos 30 o young & seventeen já não são bem verdade :)

    ResponderEliminar