domingo, 12 de dezembro de 2010

Anita vai ao Circo...

Sim, é verdade! Ao fim de longos anos sem assistir a tal espectáculo, eis que hoje vou entrar novamente na tenda!
Confesso que não gosto nada, mas mesmo nada de circo!
O que é certo é que é um clássico.
Dezembro não seria Dezembro se não houvessem circos espalhados pela cidade.
Isso até poderia ser bom se os animais e palhaços que andam à solta durante o resto do ano fossem enclausurados nesse espaço coberto por uma lona as riscas, mas não! O que acontece é que aos animais e palhaços que já haviam...juntam-se mais uns!
Claro está que, para não ficarmos mal habituados, nem que seja num mês ao ano, também estes palhaços levam couro e cabelo para nos presentearem com as suas...palhaçadas!
Cartaz de deveria ser colocado na bilheteira, mesmo ao lado da tabela de preços

Na realidade não há nada no circo que eu goste! Tudo me parece um pouco deprimente (apesar do suposto ambiente de festa).
Começando na tendinha onde é feito o show, passando pela bicharada (alguns coitados com um ar algo subnutrido e sarnoso), pela vozinha enervante com um sotaque meio francês abrasileirado (de onde ao certo? juro que nunca consegui perceber bem, mas se alguém souber, pf esclareça-me!), aos trapezistas vestidos com spandex e lantejoulas e terminando nos palhaços...depressing!
Juro que não entendo a gargalhada colectiva com um tropeção, com uma flor que esguicha (esperemos nós que seja água) e com um tipo vestido de uma forma ridícula e com uns sapatos, no mínimo 5 vezes maiores do que o seu pé ! (não admira que ande aos tombos!!!)
Bom, existem alguns tipos de espectáculos aos quais também chamam circo que estão num patamar muiiito acima (isto só para não pôr tudo no mesmo saco). Um Cirque du Soleil é sempre algo digno de se ver, aliás, o circo devia ser sempre assim! Se a esse circo juntassem um palhaço (bolas, até custa chamar-lhe de tal...) como o Slava, a coisa fiava mais fino!
Infelizmente, espectáculos destes vêm, na melhor das hipóteses, uma vez ao ano e nessas raras aparições...diz que também não são para todos! Pelo que a maioria das pessoas não pode ver o que é circo e palhaços a sério contentando-se por isso com os circos wannabe que nos impingem. Alguns dizem mesmo "Ahhh, estes, à moda antiga é que são bons!!!" (pois, mas também há gente que gosta do Big Brother, da Ágata, da Ruth Marlene e afins...cultura portanto!)

Algumas sugestões de cabeças de cartaz que os circos podem tentar ter para o ano!
(nota: estas contratações poderão ser vantajosas, apesar do cachet elevado, visto já terem guarda-roupa próprio para o circo)

Bom, mas com isto tudo, para além de me acharem uma Anita estranha (mas por que raio está esta moça sempre a falar mal de coisas que todos gostam?!) devem estar a pensar: se não gostas de circo, então não vás lá!
Pois, têm vocês muita razão! Aliás, por isso é que me mantive distante do "tendaço" durante longos, descansados e belos anos...mas isso agora mudou!
Não, não foi a minha opinião sobre o circo que mudou. Acontece que agora sou uma mommy!
Além de ser mommy sou também uma pessoa medianamente esclarecida e (quase) nada tendenciosa ou manipuladora não querendo por isso negar essa experiência ao meu Calvin.
Faz parte de ser criança (e eu quero que ele seja muito criança mesmo, com tudo o que tem direito) ir ao circo, comprar o balão, andar no carrossel (cuja integridade e segurança são bastante suspeitas), comer algodão doce e...bater palmas a um Batatinha que há-de lá andar!
E como as primeiras vezes do Calvin deverão ser sempre na companhia da sua mamã (pelo menos até aos 18 anos ou as que tiverem um carácter lúdico e recreativo :P), eis que me sujeito eu ao sacrifício de fazer uma tarde de circo!
Como o meu baby é um moço inteligente (e dentro de alguns anos será, tal como a mãe, direito), depressa vai tecer uma opinião sobre o circo, sem que eu exerça alguma influência!
Se por acaso ele gostar...está tudo controlado! Diz que a avó, nossa companheira na ida à tenda, gosta muito das palhaçadas e aposto em como o vai usar como desculpa para lá voltar (a promessa já está feita ehehehe) e para se lambuzar com uma gigante bola de algodão doce!
Para mim, que nos últimos anos tendas foram só de campismo e electrónicas por esses festivais a fora, vai ser uma tarde diferente a tomar conta das crianças! =D

Peço desde já desculpas se feri algumas susceptibilidades! Ainda bem que há pessoas que gostam de circo pois o Show must go on! Afinal, gostos não se discutem... :)

5 comentários:

  1. Como as coisas são. Nunca mais chegava este dia, dia de circo para o Sebastião. Eu gosto da tenda, do movimento de toda aquela criançada com os pais, avós, tios primos, dos animais (subnutridos e sarnosos só nos estábulos, porque em palco são uns artistas)enfim, tudo é espectáculo. Vamos ao Chen e se o Sebastião gostar (estou certa que sim, para a semana vamos ao Cardinalli e, aí, já dispensamos a tua companhia (não gostas).

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Ana. Lendo com atenção este manuscrito, eu concordo plenamente com o que está escrito, quando era mais pequeno costumava ir ao circo com a MARCONI e era muito giro, para além de receber a prenda que tinha escolhido semanas antes. Ahh, ver o circo, o que eu me divertia à grande com aquele ambiente. Com o passar dos anos, sim porque todos os anos havia uma secção igual, eu comecei a descobrir que o circo era the same year after year, mudavam as pessoas, mas o espectáculo era igual e desde então nunca mais lá fui. Tenho saudades desse tempo em que dava para desfrutar de um pouco de magiapor umas breves horas.

    ResponderEliminar
  3. A mãe não para!!!! Hoje Chen, para a semana Cardinali...(acho q vai avó, neto e tio e tu apenas foste "delicadamente" dispensada)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Realmente é verdade, o circo tem uma magia qualquer, em especial (ou só mesmo)para as crianças!
    Para mim a magia foi sem dúvida ver o ar deliciado do meu Calvin! Priceless!!! :)))

    ResponderEliminar
  5. Grande Ani!!! Isso é que é vida circense!!! LOL

    ResponderEliminar