sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Empregadas Domésticas - A Luta (continua)!

Estou em crer que o grande problema em se arranjar uma boa empregada doméstica reside no facto de qualquer uma achar que o pode ser e que para isso basta-lhes estar sem trabalho ou ter vindo com as malas aos trambolhões de um sítio qualquer onde nada tinham para fazer. 
Senhoras, lamento informá-las, mas não, esse não é o requisito primordial para se tornarem numa fada do lar.
Para se ser empregada doméstica, a competência básica não é mais do que, espantem-se, limpar! Sim, limpar. E por limpar não me refiro apenas às áreas onde o pano chega sem ter de se desviar um livro, uma caixa ou mesmo baixar-se. É limpar. Simples, assim. 
Depois é importante também que tenham coisas simples e básicas como sentido de observação (já nem peço esperteza ou inteligência). Ora, se as colheres de sopa estão num determinado compartimento, por que raio acham que lá fica bem no meio um garfo de peixe e uma faca de sobremesa? Até posso admitir que não saibam a diferença entre eles, tudo bem, mas vá lá, até a minha filha com quase 2 anos sabe juntar peças iguais. Se quiserem ser mais básicas ainda do que isso, posso sempre dar o exemplo de um chimpanzé que faz o mesmo - chama-se imitação e também está tudo bem.
Se partirem qualquer coisa, e todos sabemos que acidentes acontecem, esconder ou virar a peça ao contrário na esperança que ninguém dê por ela também não resulta. Vão ser apanhadas e pior do que terem partido alguma coisa, vão passar por mentirosas e aí a coisa começa a complicar para o vosso lado.
Também convém que não tratem o material que foi comprado para vos facilitar a vida ao pontapé. Bem sabemos que tempo  é dinheiro e que um bom ferro de engomar, um bom aspirador e afins vos facilita a vida, mas tenham em mente que o valor desses aparelhos pode ser até maior do que o vosso ordenado por isso, tratem-nos como cuidado. Como se diz às crianças: "quem vos deu esse pode não dar outro".
Por último, havia muito mais coisas a dizer, bem sei, mas fiquemo-nos por esta que a minha vida não é fazer tutoriais na net para empregadas, não peçam 10€ / hora mais férias pagas dizendo coisas como "não se preocupe que eu aprendo rápido". Minhas queridas, não vos parece um preço elevado demais para quem não sabe fazer? É o mesmo que um estagiário entrar numa empresa a pedir o ordenado de sénior sob a promessa de aprender depressa e um dia chegar lá. Ridículo não é? Pois...
Isto tudo para dizer que nestas 2 semanas em que me vi obrigada a dispensar a ajudar que tinha em casa por motivos como aqueles que referi e outros tantos que nem vale a pena enumerar, cheguei à empregada perfeita - eu! Nunca tive a casa tão limpa, tão organizada e a roupa tão bem passada. Tenho tanta pena de não me poder contratar. É que tal como todas as boas empregadas que conheço, e não são muitas, não tenho horas. Uma pena!

4 comentários:

  1. Preferi deixar passar a noite para responder em condições a esta publicação. Porque... pensei em candidatar-me (sabes como as coisas estão por estes lados e começava já a garantir trabalho noutra área). Só que me lixaste na parte do passar a ferro. Limpo que é uma maravilha. Tudo mesmo! Mas passar a ferro... LOLES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu já pensei várias vezes em dedicar-me ao afazeres do lar de uma vez por todas que eu cá, modéstia à parte, tenho jeito para a coisa. Tornei-me uma sopeira, pá!
      Quanto ao passar a ferro, pois, também não é das minhas preferências, mas era rapariga para mudar de ideias depois de experimentares o meu ferro ahahahahah

      Eliminar