domingo, 27 de março de 2011

42 + 1

...é este o número de posts que o meu blog tem. 43, portanto (isto para o caso de alguém não saber fazer contas)!
Há pessoas que têm um papel essencial na nossa vida. Que contribuem largamente para o que somos hoje em dia e o meu querido avô sem dúvida desempenhou esse papel em muitas ocasiões.
De entre os episódios com bicicletas, as férias na aldeia, ensinar a nadar e afins, vou eleger hoje o facto de ter sido ele quem me fez ser uma apoiante convicta do Sporting Clube de Portugal.
Sendo a minha família maioritariamente sportinguista, não havia grandes hipóteses de eu escapar à tendência clubística familiar (para isso já tínhamos a minha irmã como ovelha tresmalhada) e como tal, no que a futebol diz respeito, as minhas cores são o verde e o branco!
Confesso que ele não me convenceu através das grandes vitórias do clube no desporto rei, uma vez que a 1ª vez que me lembro de festejar uma taça foi após 18 longos anos de derrotas. O meio que ele teve de me tornar uma sportinguista foi o da habituação e vá...algum suborno. Consistia em visitas regulares (de carácter semanal e habitualmente ao Domingo) ao estádio para ver treinos e jogos, no fim dos quais eu tinha direito a beber uma bebida "maternalmente proibida" - Green Sands!

A fantástica bebida de Domingo de manhã! Leite era para os tenrinhos ;)

Aprendi desde cedo que nem só de vitórias se faz um clube e que é nas alturas de crise, nas alturas em que nem tudo corre bem que é preciso apoiar. Fiquei a ver o Sporting como um clube nobre e do qual sempre saíram grandes e bons jogadores. E foi assim que me habituei a entoar com igual ânimo os cânticos do meu clube, fosse lá como fosse que a época estivesse a correr!
Bom, mas se eu sou uma sportinguista convicta e de coração, também é verdade que sou uma pessoa que tenta não ser tendenciosa e que procura manter sempre o sentido de humor e noção do ridículo pelo que sou forçada a dizer, pior, digo-o entre umas quantas gargalhadas, que creio termos batido no fundo.
No final da péssima época passada juro que ainda mantinha a convicção de que esta época seria diferente e que a festa ia ser verde e branca. Para além de me dar um gozo fantástico ver o meu clube a sair do poço onde se encontrava, dava-me um jeito tremendo. É que também eu tenho uma cria a quem é meu dever converter ao clube do leão, mas tendo em conta que não tenciono "comprá-lo com bebidas maternalmente proibidas", um clube que não fosse alvo de chacota, até mesmo pela parte dos próprios sportinguistas (sim, eu sei que não é bonito, mas posto os últimos acontecimentos é difícil) vinha mesmo a calhar! É que já nem peço grandes feitos, taças e afins, mas alguém me explica como converto uma criança que ainda por cima é para lá de inteligente com isto?
Ah grande Futre! Já não chegava a moda em tempos lançada com o belo penteado, agora ainda temos de levar com estratégias para levantar o clube! MARAVILHOSO!!!
Convenhamos que não vai ser uma tarefa fácil! A verdade é que esta época e pelos visto a próxima, para o meu Sporting não vai ser uma festa, mas sim um pagode (chinês).
Gente, juro que me custa dizer isto, mas confesso que até sinto algum peso de consciência quando tento dizer ao meu filho que o Sporting não é o maior, mas sim o melhor!!!
Bom, visto que o Calvin é uma criança que até tem um sentido de humor bastante desenvolvido, pode ser que se deixe convencer pelos momentos hilariantes que o nosso Sporting nos tem proporcionado ultimamente.
Já agora, e visto que nem com eleições a malta se entende lá pelo Alvaláxia XXI, sugiro que abandonemos a democracia e que se tente, quem sabe não resulta, uma ditadura, assim do estilo Mao Tse Tung. Já que uma das estratégias para levantar o clube passa por abrir o mercado asiático, num desses muitos charters que vão chegar com adeptos chineses para verem os jogos, mandem lá vir também um gajo que, apesar de pequenino e amarelo, ponha ordem na jaula!
E para terminar, já que a chegada de um jogador chinês vai dar origem a um novo departamento no meu Sporting indo o meu clube beneficiar do turismo em massa que essa contratação vai gerar, iremos nós, portugueses sportinguistas passar a ter desconto nos restaurantes e lojas chinesas? É que com a crise que para aí anda, todos os trocos são lucro!

Nota: Peço desculpa aos adeptos do Sporting que não têm sentido de humor (ou coragem) suficiente para ver tais vídeos, declarações e notícias, mas mesmo na qualidade de sportinguista...não consegui evitar!

1 comentário: