domingo, 13 de março de 2011

Back to the past

Uma das muitas coisas maravilhosas que se pode experimentar quando se está com crianças, é a capacidade fantástica que elas têm de nos fazer descer ao nível da sua idade. Aí podemos comportar-nos como elas pois naquele momento tudo é mágico, perfeito e permitido.
Desde que tenho o prazer de viver com uma, tenho voltado a fazer coisas que há muitos anos não fazia e que de outra forma seria impensável fazê-las, sem ser no mínimo apelidada de doida varrida ou maluqinha de Arroios! Confesso que muitas dessas coisas já nem sequer tinham espaço na minha memória, nem tão pouco me lembrava que algum dia também eu já as tinha feito.
Neste momento, os meus Domingos (desculpem se ainda não consegui interiorizar, nem quero, o novo acordo ortográfico pelo que os meus dias da semana ainda surgem com maiúsculas) têm outro sabor, outra magia. Não sendo um dia da semana que goste particularmente, aliás, diria mesmo que os Domingos me causam uma certa irritação, passei a vivê-los cada vez mais de uma forma diferente e bem catita!
Os meus Domingos agora são recheados de alguns rituais que me fazem até desejar pelo próximo!
Quem na infância não acordava, às vezes ainda antes do sol nascer, para ver...desenhos animados na TV?
Na altura o compromisso que tínhamos com a programação matinal na televisão era cumprido escrupulosamente e o medo de chegarmos tarde ao encontro com o carteiro Sam, com os Póneis, Ursinhos Carinhosos, DuckTales ou Gummy Bears era tal que acordávamos muito antes da emissão começar sequer (sim, sim, na minha altura não havia tal coisa como TV por cabo ou emissões 24h).
Era esta a imagem para a qual ficávamos pasmados a olhar, às vezes durante 1h até que começassem os desenhos animados. Ainda hoje me pergunto como é que aguentávamos?!

Na altura o sacrifício de ficarmos a olhar para uma TV com imagem estática até que a música de abertura começasse compensava alarvemente. É que se perdêssemos os desenhos da manhã...já éramos! O fim de semana eram os únicos dias em que tínhamos garantidas alguma horas (note-se: uma manhã INTEIRA) seguidas de animação infantil. Canais exclusivamente dedicados a desenhos animados era uma miragem tão grande como os carros voadores, as naves espaciais e até a internet (de onde, obviamente os nosso pais não sacavam filmes para nós vermos quando quisessemos). Tirando aqueles 2 dias em que a manhã era nossa e acampávamos em frente à TV de manta, restavam-nos as novelas mexicanas, as novelas brasileiras (estas um pouco melhores), os Jogos sem Fronteiras e o Agora Escolha, onde entre votações para ver MacGyver, o Kit ou o Esquadrão Classe A, éramos presenteados com um curto episódio do Tom Sawyer ou Ana dos cabelos Ruivos - isto claro se saíssemos a tempo da escola!

Não admira que não pudessemos ver muita tv...ora olhávamos hora para uma mira ou levávamos com a Vera Roquete! No mínimo traumatizante!

Pois neste momento isso voltou a acontecer-me!
Não, já não fico a olhar para a mira técnica 1h até começar a emissão, não levo com a Vera Roquete nem com o Lecas, mas acordo ainda antes das 8h com alguém numa excitação desmedida para se ir aninhar no sofá, de manta e Cerelac em riste, prontinho para ver...desenhos animados! Apesar do sono que tenho nessa altura, é uma delicia! :)
Bom, vou ter de admitir que não vejo propriamente os desenhos...diz que aproveito esse tempo para meditar (?) nos problemas e questões da vida, obviamente com os olhos fechados, mas na parte do sofá e da manta, eu estou lá!
Depois vem o 2º pequeno almoço na pastelaria, uma ida ao aeroporto ver os aviões descolarem e aterrarem (esta sem dúvida é um clássico), terminando normalmente o dia com mais uma sessão de sofá, manta e filmes, sejam eles de animação ou, em dias de sorte em que lhe consigo dar a volta, a típica comédia romântica. A sesta enroscados é TOP!
Sem dúvida que em Domingos cinzentos de Inverno, estes rituais fazem com que o meu tenha uma nesga de sol! Quando o Inverno acabar, os Domingos são outros, vou poder jogar futebol, andar de triciclo, andar de escorrega, ir ao Zoo...uppps, eu disse que vou poder? Enganei-me! Quem vai poder é o Calvin, ehehehehe, eu só vejo! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário