sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Isso do fenómeno Primark de ontem? Fácil...

Há quem se questione o porquê da confusão e do rebuliço que a Primark gerou ontem ao abrir as portas no Colombo.
Dizem que há mais lojas daquelas na área de Lisboa - confere.
Dizem que aquilo abriu ontem, mas vai lá ficar...até sempre? - também confere.
Dizem que as pessoas são umas mente captas por terem estado horas e horas na fila, não para receber algum prémio em troca, mas só para entrar - confirmadíssimo.
Dizem que não entendem o porquê então de quererem ser as primeiras - aqui é que está a questão.

Ora, isso da mania que as pessoas têm de ser sempre, ou pelo menos tentar ser, os primeiros, não é um fenómeno novo, nem tão pouco original ou restrito à Primark.
Acho que Freud seria capaz de explicar isto melhor que eu, mas no fundo, creio que esteja relacionado com o facto de, implicitamente, se estar a desflorar, a tirar a virgindade a alguma coisa.
Mal comparado, pois ele há por aí pipis com mais qualidade de que os artigos vendidos na Primark, e sim, sei também que os há com muito menos, mas deixemos esses de lado, é como tirar a virgindade a um deles.
Há mais pipis na área de Lisboa, certo? Depois de "aparecer" um novo pipi, ele vai lá estar até...sempre, certo? Mesmo que não seja no seu primeiro dia de utilização, é possível ir-se ao tal pipi depois, numa outra altura, certo? Ainda assim há quem queira ser o primeiro.
Pois claro que SIM é a resposta a todas as questões anteriores. Diz que ser o primeiro em alguma coisa confere um estatuto de especial, de único, de inolvidável à situação. O mesmo se passa com a ida à dita loja.
E para que não digam que isso dos pipis (podia chamar-lhe antes parreca, pardaleca, ou outra "eca" qualquer, mas gosto da palavra pipi, pronto) é parvoíce, que é, mas isso agora não vem ao caso, aqui fica mais um exemplo disso de ser os primeiros, sem ser com Primarks e pipis da vida...


1 comentário: