quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Puta, Geóloga ou Similar. É tudo a mesma coisa

Se me guiasse apenas pelas muitas e vastas opções profissionais disponíveis, por exemplo, num site de uma instituição bancária, podia ficar com a (triste e errada) ideia de ter escolhido a profissão errada. Ainda bem que não me deixo levar e iludir por essas listas ou estaria agora, quem sabe, em depressão.
Já não me bastava levar com a cara do tipo "ahhhhh" de cada vez que digo que sou geóloga (geocientista se quiserem um nome mais pomposo), acompanhada de um "pois...estudas as pedras, não é?", ainda levo com a lista negra das carteiras profissionais.
Pois que no mundo bancário são contempladas profissões de todos os tipos, desde o artista de circo e tauromáquico, a vendedores em leilões, passando por agricultores (polivalentes ou especializados. Há que estabelecer aqui as diferenças pois não é tudo a mesma coisa), cortadores de árvores em geral (e se for de eucaliptos em particular?), margafes, tripeiros e cortadores de carne, jornaleiros, fotogravadores, cultivadores de fruteiras e arbustos (separados, logicamente, dos cultivadores e horticultores, bem como dos agricultores polivalentes e especializados, que não se querem aqui confusões), todo o tipo de chefes (adoro esta profissão: CHEFE DE...será que chefe maior do pessoal menor também conta?), montadores, condutores (até de carrinhos de mão e de golf), compositores, comandante de aeronaves (há também a opção de pilotos, para os mais tenrinhos), cobradores (com e sem fraque), cervejeiros, caçadores, actores, bailarinos, branqueadores (de dinheiro, pode ser?), isto para não falar de toda a espécie e variante de engenheiros, nem que seja do amendoim com e sem casca. No meio daquilo tudo, de todas as hipóteses possíveis de constar condignamente nos registos, apenas não vi contempladas as profissões de profissional do sexo e geólogos (a de chulo estava lá pois também havia a de Director Geral de um serviço público). Para os que, tal como eu, não foram bafejados pela sorte de ter uma profissão de destaque, resta a "Outras Opções".
E não, não tenho nada contra essas senhoras. Acho aliás que é uma enorme discriminação para com quem promove, a troco de uns trocos, as carências alheias, não constar "da lista".
O que me incomoda um bocado é, assim de repente, ser metida no mesmo saco!
É que embora às vezes eu possa sentir-me a puta do trabalho, apesar de haver dias em que tenho que engolir um monte de sapos, há uma grande diferença: é que eu faço descontos e pago muitos impostos, logo, e não querendo discriminar ninguém como os senhores do BBVA, acho que eu e elas não fazemos bem a mesma coisa.
O que é certo é que, quando o Calvin estiver na altura de decidir que quer ser, o melhor é dar-lhe uma lista destas para ele analisar não vá o moço acabar na categoria de "parasita ou similar".

No meu banco, o qual tem uma lista tão extensa e abrangente como o BBVA fiquei como Engenheira. Diz que para além de ser um título muy nobre e respeitado na sociedade ainda me dava uns descontos nos juros se eu quisesse pedir não sei o quê...

3 comentários:

  1. Eu prefiro então ser nomeada como a "outra"... Mas já não deixo que fiquem a fazer filmes quando digo "Geóloga".. é que puxo logo da garganta e explico em 30 segundos o que faço. Grrrrr...!

    ResponderEliminar
  2. Na realidade somos uns génios! Conseguimos resumir milhões e milhões de anos de história a 30 seg. Só isto devia-nos valer um estatuto melhor :)

    ResponderEliminar
  3. Genial :) A minha sorte é que normalmente vem só "Engenheiros", porque se tivesse que explicitar que era "Engenheira Física" já era mais complicado e provavelmente lá ia para o "Outras"

    ResponderEliminar