terça-feira, 16 de outubro de 2012

Today's Mood #45

"O bater de asas de uma borboleta em Tóquio faz com que um furacão se forme nas Caraíbas"

E é isto - a teoria do caos.
Para a física e matemática esta é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos nos quais, determinados resultados podem ser instáveis no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis e em que, certos resultados determinados são causados pela acção e iteração de elementos de forma praticamente aleatória.
A consequência desta instabilidade dos resultados é que mesmo sistemas determinísticos (os quais tem resultados determinados por leis de evolução bem definidas) são muito sensíveis a perturbações e erros, levando a resultados que são, na prática, imprevisíveis ou aleatórios, ocorrendo ao acaso. Mesmo em sistemas nos quais não há ruído, erros microscópicos na determinação do estado inicial e actual do sistema podem ser amplificados pela não-linearidade ou pelo grande número de interacções entre os componentes, levando ao resultado aleatório. É o que se chama de "Caos Determinístico".

Neste caso não foi uma borboleta que bateu as asas, mas eu que parti um pé. O furacão que isso causou nem sequer vem classificado nas escalas meteorológicas.
Resumindo e baralhando:


3 comentários:

  1. Segundo consta... porque estavas a saltar e deves ter colocado mal o pé quando da "aterragem"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. É um facto. Afinal a teoria do caos também se pode basear em pulos! :)

      Eliminar